Embora não goste desse tipo de discriminação, às vezes faz diferença o profissional ser um homem ou uma mulher. Digo-lhes que, se não estiverem relaxadas, a relação pode ser dolorosa, não haverá prazer e, no fundo, estarão torcendo para que tudo acabe logo. A adolescente precisa ir para um relacionamento sexual segura do que quer, independentemente do que a mãe pensa ou acha, segura de que nada irá atrapalhar ou complicar o exercício de sua sexualidade plena. A recomendação é que o Papanicolaou, assim como os exames de mama, sejam feitos uma vez por ano.
Prevenção contra gravidez indesejada
A proximidade entre vagina e uretra explica a frequência da infecção urinária nas mulheres. Muitas vezes, entretanto, a dor não provém da infecção, mas de um corrimento vaginal que provoca irritação na uretra. obstetra volta redonda dentro deles estão os pequenos lábios, delicadas pregas cutâneas e o clitóris e o monte de Vênus, uma região coberta por pelos. Nem faz tanto tempo assim que as mocinhas menstruavam mais tarde e iam pela primeira vez ao ginecologista, já casadas, depois que engravidavam. Antes disso, só consultavam um médico, na maior parte das vezes um clínico geral, velho amigo da família, se tivessem algum problema sério de saúde. Depois, conversar sobre esse medo com a própria médica também é uma boa ideia.
Dor na sola do pé ao acordar pode ser sinal de alerta para doença inflamatória

Na rede de saúde pública, muitas vezes, ele é feito a cada dois anos, mas o ideal seria que fosse realizado anualmente. Na imagem 2, aparece o hímen, uma membrana perfurada existente na entrada da vagina e que é normalmente rompida na primeira relação sexual. Por ser mais grossa a espessura da pele, no momento da ruptura pode haver um ligeiro sangramento e certo incômodo. O mesmo vale para tratamentos de fertilidade (em caso de sintomas de infertilidade), congelamento de óvulos, se você deve ou não esperar para engravidar etc.
Conheça os melhores caminhos para essa missão tão importante
- Karine, algumas mulheres podem sentir dor durante a relação sexual, sobretudo com a penetração.
- Mas, a visita ao consultório pode acontecer antes disso, já nos primeiros sinais da chegada da adolescência ou diante de doença do órgão reprodutor, como a candidíase.
- Num movimento circular, com um cotonete ou uma espátula parecida com um palito de sorvete, o médico colhe células superficiais que descamam dessa região, põe numa lâmina onde são coradas e envia a um patologista a fim de identificar suas características.
- Nas mulheres que são virgens são examinados os seios, abdômen e parte externa da região genital.
- Uma ginecologista também pode ser alguém com quem você conversa sobre temas mais delicados, para ter uma segunda (ou primeira) opinião.
- Na dúvida sobre a cor ou textura do seu corrimento, fale com o médico.
Examinando-as, o patologista consegue identificar alterações celulares sugestivas da infecção pelo HPV(papilomavírus humano), indício importante para a prevenção do câncer de colo uterino. É recomendado que ele seja feito regularmente a partir dos 18 anos, independentemente da vida sexual da mulher. É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O uso de medicações é avaliado de acordo com os sintomas da gravidez e os resultados de exames. Recomenda-se suplementar com ácido fólico no início da gestação, vitamina importante para evitar malformações neurológicas, DHA na prevenção do parto prematuro, e ferro na segunda metade da gestação para evitar anemia. E, acredite, você pode achar que vai querer parir de um jeito e mudar de ideia no momento, seja por desconforto, dor ou qualquer outro motivo. Por isso, é imprescindível ter profissionais que respeitem sua autonomia.

Conheça o plano de saúde da Alice
Mas, como a primeira consulta geralmente é apenas uma conversa, não há problema. De início, é preciso deixar a timidez de lado, visto que o ginecologista é um profissional especializado nos cuidados íntimos femininos e compreende os anseios e angústias das fases iniciais à vida adulta. No entanto, se for notado um acanhamento por parte da paciente, a primeira consulta com um ginecologista será somente uma conversa. O especialista ainda pode querer saber se a mulher já esteve grávida, tem filhos, passou por aborto espontâneo ou provocado e se pretende engravidar, em curto, médio ou longo prazo. Se você já faz uso de pílula anticoncepcional, deve informar ao ginecologista a marca do medicamento, assim como dar informações sobre seu ciclo menstrual. Desde a puberdade, a visita anual ao ginecologista é essencial para que a mulher tenha maior conhecimento sobre o próprio corpo e controle de sua saúde. De acordo com o ginecologista Gustavo de Paula Pereira, é normal ter dúvidas e inseguranças no momento prévio a consulta.
Plano de saúde para MEI: saiba tudo sobre
Nesse momento, é essencial informar que essa é sua primeira consulta com ginecologista para que o profissional possa fazer todas as orientações necessárias em relação à saúde reprodutiva. É muito importante que a menina saiba que nada do que for conversado com o ginecologista será revelado à sua mãe ou acompanhante. Se a menina estiver à vontade, o ginecologista pode solicitar que a mãe deixe o consultório em um segundo momento para que sejam tratadas questões sobre sexualidade sem causar constrangimento. Em geral, a mãe costuma entrar junto com a menina para transmitir segurança e pode responder a algumas perguntas feitas pelo médico sobre o histórico de saúde de sua filha e doenças na família. A primeira consulta com ginecologista geralmente acontece logo depois da primeira menstruação, entre 11 e 15 anos. Então, se você está buscando um ginecologista para você ou sua filha, em Caxias do Sul e região, entre em contato com a Dra. Não se preocupe com estar depilada, os médicos nem ligam para isso, porque quanto mais natural e confortável você estiver, melhor. A primeira consulta também é um ótimo momento para levar suas dúvidas sobre higiene íntima, menstruação, tensão pré-menstrual e métodos contraceptivos (aqueles para prevenir gravidez). Há algum tempo, era comum que as mulheres procurassem o ginecologista apenas após o casamento ou, então, já na primeira gestação. Até então, elas se consultavam com médicos conhecidos da família ou clínicos gerais que, embora possam ajudar a esclarecer algumas dúvidas, não eram profissionais especializados na saúde reprodutiva da mulher. Tanto a ginecologia quanto a obstetrícia são especialidades voltadas para o cuidado da mulher.
Tudo que você precisa saber sobre beleza e estilo na gestação
Caso a menina seja virgem, o ginecologista examina apenas a parte superficial. Se não for mais, o profissional pode fazer o exame de toque e em alguns casos recolher o material para o Papanicolau. Mauro Sancovski – O Papanicolaou é o exame príncipe na prevenção contra o câncer ginecológico. Ele trouxe um grande benefício para a mulher, porque previne o câncer de colo de útero, responsável por muitas mortes no passado. Com uma espátula semelhante a um palito de sorvete ou a um cotonete, num movimento circular, são raspadas as células superficiais do colo uterino (imagem 11). Será solicitada à adolescente-gestante a realização de diversos exames complementares para verificar, por exemplo, a glicemia (nível de açúcar no sangue), anemia ou possíveis infecções. Para esses dois exames, é imprescindível ter um avental para que a paciente não fique completamente nua. O(a) ginecologista pode fazer ainda uma análise da região abdominal e da parte externa da vagina. As meninas podem ter dúvidas sobre formato, tamanho e eventuais desconfortos, por exemplo. A análise das informações é também uma oportunidade para que a paciente seja orientada sobre hábitos alimentares e a prática de atividade física. A ginecologista é uma especialista treinada para tratar todas as complexidades e necessidades específicas do corpo feminino. É interessante saber que os exames são realizados utilizando espelhos para que a paciente observe o processo e conheça melhor o próprio corpo, acompanhando tudo junto ao profissional. Se você passar por qualquer uma dessas situações, deixe o consultório médico imediatamente. E, caso se sinta confortável, busque ajuda e denuncie o profissional.